Estatstica:
959091 Cliques 
1340 Mensagens
79 Colunistas



Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;
Romanos 5:1
 
Página Inicial
ABATIDOS, PORM NO DESTRUDOS
Tema: Devocionais
Quando Paulo escreveu a carta que denominamos a Segunda Epstola aos Corntios o apstolo estava um pouco triste e chateado. O motivo era a ingratido dos cristos da cidade grega de Corinto que estavam colocando em dvida a autoridade e a legalidade do apostolado de Paulo.
A decepo de Paulo no era para menos. Estava triste e decepcionado porque foi ele quem levou o Evangelho de Cristo para aquelas pessoas. Permaneceu em Corinto um ano e meio pregando e ensinando a Palavra de Deus para aquela gente, correndo risco de morte e sem receber salrio daquela igreja. Paulo deu a sua vida por eles, e, em troca, estava recebendo a ingratido e a falta de reconhecimento.
A ingratido uma das coisas que mais machucam o corao da gente. Alm da ingratido h tambm outras decepes da vida que tambm nos machucam, que ferem o nosso corao, tais como traies, a falta de perdo, abandono, calnias, mentiras, injustia, preconceito que sofremos por causa da nossa f em Jesus... Por falar da f em Jesus pela qual se baseia nosso relacionamento com Deus, isto que nos sustenta nas mais turbulentas adversidades da vida. Deus, por meio de Jesus e de seu Santo Esprito, nos sustenta nas mais duras adversidades.
Por esta razo, Paulo em sua carta aos cristos de Corinto, em II Co 4:8, 9, fala de quatro tipos de crises que so confrontadas com grandes vitrias que nos fazem continuar em nossa caminhada com Deus:
A primeira crise so as tribulaes: Em tudo somos atribulados ou Muitas vezes ficamos aflitos. A palavra aflitos significa literalmente pressionar, oprimir. No assim que nos sentimos em momentos de aperto? H situaes que nos pressionam, nos oprimem, nos sufocam, nos apertam, a ponto de no podemos escapar.
... Porm no angustiados ou no derrotados, diz Paulo. Ainda que enfrentemos todo tipo de circunstncias que esmagam nosso corao e sufocam nossa alma, Jesus no permite sermos esmagados, derrotados. Ele nos sustenta! Sempre!
A segunda crise apontada pelo apstolo so as dvidas que abatem o corao. H crises nos deixam perplexos, ou como descreve outra traduo da Bblia: algumas vezes ficamos em dvida. Podemos experimentar situaes que nos deixam perplexos, em dvidas, porque no temos respostas. No temos respostas porque somos humanos, limitados, falhos...
H desesperos que abatem a nossa alma que nos do a impresso que no vamos suportar. Nossa f, esperana e confiana em Deus so provados at nossos limites... Por isso, ficamos perplexos, mas no totalmente perplexos... Ainda que a luz se apague para ns, ainda haver luz suficiente para nos guiarmos por ela.
Por esta razo, Paulo afirma que embora ficasse perplexo ou sem respostas em certas crises que enfrentava, no se desesperava: mas nunca ficamos desesperados. Dvidas no so sinnimos de perda da esperana em Deus. J quando perdeu tudo o que tinha entrou em profunda crise existencial pelas dvidas que tinha em relao s causas de seu infortnio. Mas J jamais perdeu sua f e esperana em Deus. Jesus no permite que jamais sejamos atribulados alm de nossas foras. Ele sempre vem nos socorrer!
As perseguies vindas de inimigos da f crist so o terceiro tipo de crise citado por Paulo: perseguidos ou temos muitos inimigos. A palavra perseguidos literalmente significa excludos, expulsos, caados. D a entender a oposio do mundo contra a nossa f em Jesus. No podemos esquecer que o prprio Jesus nos preveniu que devido ao nosso comprometimento e relacionamento com Ele seramos odiados e perseguidos at mesmo pelos nossos familiares.
Todavia, conforme escreve Paulo, ainda que sejamos duramente perseguidos por causa de nosso amor a Jesus, nunca ficamos desamparados... Ainda que tenhamos muitos inimigos, mas nunca nos falta um amigo (assim descritas as palavras de Paulo na Nova Traduo da Linguagem de Hoje). Deus nunca nos desampara nas perseguies contra a nossa f. Ele sempre est conosco. E nunca deixa faltar um amigo... Amigos que nos amparam com sua companhia, amizade e orao.
Por fim, temos o quarto tipo de crise mencionado por Paulo: estar abatido, expresso melhor traduzida pela NTLH: s vezes somos gravemente feridos. Estas palavras tem o significado de lanar por terra ou derrubar. No assim que ficamos em algumas situaes? Em algumas batalhas da vida? H batalhas que perdemos... Quando isto acontece, nos sentimos feridos na alma, no corao...
verdade, s vezes perdemos algumas batalhas, mas jamais nos damos por vencidos! Por isto, continua Paulo: no somos destrudos. Podemos perder a batalha, mas no perdemos a guerra! Conforme Paulo escreveu aos crentes de Roma, em todas as crises que enfrentamos ... somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poder separar-nos do amor de Deus, que est em Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm 8:37-39).
Esta a nossa condio (me refiro aos filhos de Deus, aos crentes e discpulos de Cristo) quando enfrentamos grandes adversidades que so maiores e mais fortes do que ns: Em todas as direes somos duramente pressionados, mas no esmagados... Ficamos perplexos, com dvidas muitas vezes, mas no consumidos pelo total desespero... Perseguidos, mas no abandonados... Abatidos, como que por uma flecha, mas no destrudos, no vencidos.
Concluo com as palavras de Paulo que ele escreveu logo adiante: Por isso, no desanimamos; pelo contrrio, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentnea tribulao produz para ns eterno peso de glria, acima de toda comparao, no atentando ns nas coisas que se vem, mas nas que se no vem; porque as que se vem so temporais, e as que se no vem so eternas (II Co 4:16-18).
A Deus seja a glria! _____________________________________________________ Esta mensagem foi tambm publicada no blog do Pr. Marcelo Rodrigues: http://prmarcelorodrigues.blogspot.com/




Marcelo Rodrigues
Igreja Evanglica Viver em Cristo

Avaliao: 5.1/10 (14 votos)

Cliques: 2257 cliques
Data de Atualizao: 07/12/2010 - 12:38 h.
 
Comentários