Estatstica:
959435 Cliques 
1341 Mensagens
79 Colunistas



Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;
Romanos 5:1
 
Página Inicial
Os da f e os que retrocedem

Gosto muito como o autor da epstola aos Hebreus conclui o captulo 10:

"Com efeito, tendes necessidade de perseverana, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem vir e no tardar; todavia, o meu justo viver pela f; e: Se retroceder, nele no se compraz a minha alma. Ns, porm, no somos dos que retrocedem para a perdio; somos, entretanto, da f, para a conservao da alma" (Hb 10:36-39).

Nunca foi to pertinente esta admoestao. Foi necessria para os cristos primitivos que sofriam forte perseguio e o martrio por causa de sua f em Cristo. E necessria para os cristos de hoje, os da nossa ptria que no sofrem perseguio como a dos nossos primitivos irmos, mas que sofrem outros perigos do nosso tempo: a frieza e mornido espiritual, o amor ao dinheiro, a obssesso pela conquista de bens materiais, e a influncia do secularismo e do mundanismo. Tudo isso somado falta de leitura e obedincia Palavra do Senhor, a uma vida sem orao, e a proliferao de crentes "macacos" que no param em igreja nenhuma, pois vivem a pular de galho em galho, resultado da falta de compromiso e da inexistncia de razes espirituais profundas na mente e no corao.

E assim vai o pecado sendo cada vez mais relativizado pelos crentes tupiniquins. Dizem: "Divrcio no to pecado assim", "Uma mentirinha tambm no", "Sexo antes do casamento? Qual o problema? bom provar antes de casar", "Beber no tem problema; o que no pode se embriagar, irmo!". Nestes ltimos tempos tm surgido tambm o "evanglico no praticante". Alguns j esto at aderindo ao ttulo. Ora, como pode ser crente e no ser praticante? Absurdamente um paradoxo inaceitvel!

Certa vez, um pastor amigo me disse que aps aconselhar um jovem luz da Palavra de Deus, ouviu como resposta: "Ah pastor! Isso coisa da Bblia!". Da vemos uma multido de pessoas que esto dentro das igrejas, mas desviadas do caminho de Deus. Sem falar daquela gente que um dia disse sim para Jesus, se batizou, foi membro de igreja, e at exerceu ministrio. Contudo, como disse Paulo acerca de Demas, amaram o presente sculo. Colocaram a mo no arado, mas olharam para trs. No se alimentaram das coisas de Deus (ou foram mau alimentados por falsos pastores e mestres do engano). No buscaram crescer na graa e no conhecimento do Senhor Jesus. Passaram a flertar com o mundo e com o pecado.

Outros, ainda, se frustraram com a humanidade falha dos crentes e no olharam para a divindade de Jesus, ento passaram a trocar de igreja, sucessivamente, sem nunca aprenderem a amar e liberar perdo, at sarem por completo da presena de Deus.

Diante desse quadro, devemos seguir o conselho da Palavra de Deus que encontramos no livro de Hebreus, para que jamais abandonemos a nossa f em Cristo: "... tendes necessidade de perseverana, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa... no somos dos que retrocedem para a perdio; somos, entretanto, da f, para a conservao da alma" (Hb 10:36, 39).

Estas palavras so uma introduo para todo o captulo 11 onde encontramos a galeria dos heris da f. Homens e mulheres de Deus que sofreram todo tipo de desafios e tribulaes, e at a morte, por causa da f que tinham em Deus e dos propsitos d Ele em suas vidas. No obstante todas estas dificuldades, no desistiram, no olharam para trs, antes, permaneceram firmes em sua f, fidelidade e confiana no Deus vivo.

O autor aos Hebreus, ento diz no incio do captulo 12, que aqueles heris da f so como testemunhas que nos "observam" (alegoricamente) para que sigamos os seus passos. Por isso diz: "Portanto, tambm ns, visto que temos a rodear-nos to grande nuvem de testemunhas, desembaraando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverana, a carreira que nos est proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da f, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, no fazendo caso da ignomnia, e est assentado destra do trono de Deus" (Hb 12:1, 2).

E ento? Quem voc? De qual time voc faz parte? Dos que retrocedem para a perdio? Ou daqueles que so da f, para a conservao da alma? _______________________________________________________ Esta mensagem foi tambm publicada no blog do Pr. Marcelo Rodrigues: http://prmarcelorodrigues.blogspot.com




Marcelo Rodrigues
Igreja Evanglica Viver em Cristo

Avaliao: 4.6/10 (5 votos)

Cliques: 688 cliques
Data de Atualizao: 06/08/2009 - 18:31 h.
 
Comentários