Mensagens

Mensagem em texto

Os da fé e os que retrocedem

Marcelo Rodrigues
Igreja Evangélica Viver em Cristo 730 visitas 240 mensagens 5 votos

Gosto muito como o autor da epístola aos Hebreus conclui o capítulo 10:

"Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma" (Hb 10:36-39).

Nunca foi tão pertinente esta admoestação. Foi necessária para os cristãos primitivos que sofriam forte perseguição e o martírio por causa de sua fé em Cristo. E é necessária para os cristãos de hoje, os da nossa pátria que não sofrem perseguição como a dos nossos primitivos irmãos, mas que sofrem outros perigos do nosso tempo: a frieza e mornidão espiritual, o amor ao dinheiro, a obssessão pela conquista de bens materiais, e a influência do secularismo e do mundanismo. Tudo isso somado à falta de leitura e obediência à Palavra do Senhor, a uma vida sem oração, e a proliferação de crentes "macacos" que não param em igreja nenhuma, pois vivem a pular de galho em galho, resultado da falta de compromiso e da inexistência de raízes espirituais profundas na mente e no coração.

E assim vai o pecado sendo cada vez mais relativizado pelos crentes tupiniquins. Dizem: "Divórcio não é tão pecado assim", "Uma mentirinha também não", "Sexo antes do casamento? Qual o problema? É bom provar antes de casar", "Beber não tem problema; o que não pode é se embriagar, irmão!". Nestes últimos tempos têm surgido também o "evangélico não praticante". Alguns já estão até aderindo ao título. Ora, como pode ser crente e não ser praticante? Absurdamente um paradoxo inaceitável!

Certa vez, um pastor amigo me disse que após aconselhar um jovem à luz da Palavra de Deus, ouviu como resposta: "Ah pastor! Isso é coisa da Bíblia!". Daí vemos uma multidão de pessoas que estão dentro das igrejas, mas desviadas do caminho de Deus. Sem falar daquela gente que um dia disse sim para Jesus, se batizou, foi membro de igreja, e até exerceu ministério. Contudo, como disse Paulo acerca de Demas, amaram o presente século. Colocaram a mão no arado, mas olharam para trás. Não se alimentaram das coisas de Deus (ou foram mau alimentados por falsos pastores e mestres do engano). Não buscaram crescer na graça e no conhecimento do Senhor Jesus. Passaram a flertar com o mundo e com o pecado.

Outros, ainda, se frustraram com a humanidade falha dos crentes e não olharam para a divindade de Jesus, então passaram a trocar de igreja, sucessivamente, sem nunca aprenderem a amar e liberar perdão, até saírem por completo da presença de Deus.

Diante desse quadro, devemos seguir o conselho da Palavra de Deus que encontramos no livro de Hebreus, para que jamais abandonemos a nossa fé em Cristo: "... tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa... não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma" (Hb 10:36, 39).

Estas palavras são uma introdução para todo o capítulo 11 onde encontramos a galeria dos heróis da fé. Homens e mulheres de Deus que sofreram todo tipo de desafios e tribulações, e até a morte, por causa da fé que tinham em Deus e dos propósitos d Ele em suas vidas. Não obstante todas estas dificuldades, não desistiram, não olharam para trás, antes, permaneceram firmes em sua fé, fidelidade e confiança no Deus vivo.

O autor aos Hebreus, então diz no início do capítulo 12, que aqueles heróis da fé são como testemunhas que nos "observam" (alegoricamente) para que sigamos os seus passos. Por isso diz: "Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus" (Hb 12:1, 2).

E então? Quem é você? De qual time você faz parte? Dos que retrocedem para a perdição? Ou daqueles que são da fé, para a conservação da alma?
_______________________________________________________
Esta mensagem foi também publicada no blog do Pr. Marcelo Rodrigues: http://prmarcelorodrigues.blogspot.com

Compartilhar

Avaliação: 4.6/10 (5 votos)

Desenvolvido por