Mensagens

Mensagem em texto

DEUS NÃO É HOMEM PARA MENTIR NEM FILHO DE HOMEM PARA SE ARREPENDER

ELIZEU EDUARDO
PRESBITERIANA DO HAUER 2854 visitas 193 mensagens 14 votos

 
 
 
 
 
 
 
 
DEUS JAMAIS SE ARREPENDEU DE NADA, O QUE TEMOS É UMA FORMA DE LINGUAGEM HUMANA - ANTROPOPÁTICA - PARA SE REFERIR A UMA REALIDADE DIVINA.  SE DEUS SE ARREPENDESSE, AI DE NÓS,
 

MAS E QUANDO A BÍBLIA FALA NO ARREPENDIMENTO DE DEUS (GN 6.6-7; EX 32.14; JZ 2.18; 1 SM 15.11) ?

 

 SIGNIFICA DIZER QUE DEUS ABRANDA OU MUDA SUA MANEIRA DE LIDAR COM OS HOMENS DE ACORDO COM SEUS PROPÓSITOS SOBERANOS. CHAMA-SE ISTO NA TEOLOGIA DE ANTROPOPATISMO, ISTO É, ATITUDES E AÇÕES HUMANAS QUE SÃO ATRIBUÍDAS A DEUS. A PARTIR DA PERSPECTIVA HUMANA A ÚNICA EXPRESSÃO QUE SE TEM É DE OS PROPÓSITOS DIVINOS MUDAREM.
 

A RAIZ NHM,  TERMO HEBRAICO QUE DÁ ORIGEM A PALAVRA EM QUESTÃO, REFLETE EM SUA ORIGEM A IDÉIA DE “RESPIRAR PROFUNDAMENTE”, E POR CONSEGUINTE, A MANIFESTAÇÃO FÍSICA DA PESSOA, GERALMENTE TRISTEZA, COMPAIXÃO OU PENA.

 
DEUS NÃO PODE SE ARREPENDER, POIS ARREPENDER-SE É UMA AÇÃO HUMANA.  QUANDO APARECE A PALAVRA ARREPENDER, E ISTO SOMENTE NO VT, DEVEMOS ENTENDER QUE DEUS JÁ HAVIA PREVISTO SUA APARENTE MUDANÇA DE PLANO, DEUS AGE DE ACORDO COM SEUS DECRETOS ETERNOS. TUDO QUE ESTÁ NO ANTIGO TESTAMENTO DEVE SER LIDO A LUZ DO NOVO TESTAMENTO - POIS A REVELAÇÃO DE DEUS É GRADATIVA E PROGRESSIVA - ASSIM, A LUZ DO NOVO TESTAMENTO VAMOS LER NA BÍBLIA QUE DEUS  NÃO PODE SOFRER MUDANÇAS -

É IMPENSÁVEL PARA DEUS MUDAR, SEJA PARA MELHOR OU PARA PIOR, PORQUE ELE É AUTO-SUFICIENTE EM TUDO. VEJA O QUE AFIRMA O APÓSTOLO TIAGO, O IRMÃO DO SENHOR: “MEUS AMADOS IRMÃOS, NÃO SE DEIXEM ENGANAR. TODA BOA DÁDIVA E TODO DOM PERFEITO VEM DO ALTO, DESCENDO DO PAI DAS LUZES, QUE NÃO MUDA COMO SOMBRAS INCONSTANTES.

PORÉM,  HÁ TEOLOGOS E PESSOAS QUE NÃO ACREDITAM NESTA DOUTRINA . ALGUNS ESTUDIOSOS, DEFENDEM UMA OUTRA VISÃO [ IDEOLOGIA] DE DEUS, UM DEUS MUTÁVEL E QUE APRENDE COM O PASSAR DO TEMPO HISTÓRICO. ESTA POSTURA É CHAMADA DE TEOLOGIA DO PROCESSO. CREIO QUE ELES ESTÃO EQUIVOCADOS. POIS O TESTEMUNHO DA ESCRITURA É CLARO. ELE NÃO MUDA.
 
MAS A ESTES É OFERECIDO A GRAÇA DE SE ARREPENDEREM  E ASSIM ENTENDER COM O TEMPO QUE DEUS NÃO SE ARREPENDE.

Compartilhar

Avaliação: 5.4/10 (14 votos)

Desenvolvido por